domingo, 13 de maio de 2018

13 de Maio, fim de Urano: O significado da palavra Favela

Que que isso mano,..,.,chegamos ao fim de Urano,,,

Ai você não me faz objeções se não entendes preferes fazer uma pergunta
??????
Pois o prefere ser reprovado a ser interrogado
Aliás, prefere a morte ao ping pong, ou seja, esse formato de perguntas e respostas: isso cansa
Faça o favor: reprove-me...faça-me alguma objeção....aponte-me um erro...mostre a contradicção que há entre nós dois, pois assim o mundo evolui: a partir da contradição manifestada: perguntar é coisa de criança.

Voltando a questão do dia de hoje: fim do mês de Urano...fui agora ao sincronário(http://www.spinsincronario.blogspot.com) e vi

Mês  de Urano - 2 de Março a 13 de Maio: 73 dias


Março Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Dia 8 Dia 9 Dia 10 Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21 Dia 22 Dia 23 Dia 24 Dia 25 Dia 26 Dia 27  Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Abril Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4  Dia 5 Dia 6 Dia 7 Dia 8 Dia 9 Dia 10 Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18  Dia 19 Dia 20 Dia 21 Feriado  à Tiradentes, em toda a confederação de rios brasilinos, isso que chamam de Brasil Dia 22 Dia 23  Dia 24 Dia 25  Dia 26  Dia 27 Dia 28  Dia 29  Dia 30 Maio Dia 1 Feriado ao Trabalho na confederação de rios Dia 2 Dia 3 Dia 4  Dia 5 Dia 6 Dia 7  Dia 8 Dia 9 Dia 10 Dia 11 Dia 12  Dia 13  

Para quem nasceu num 39 de Urano, seus mensários se encerram sempre no dia 39 de cada um dos 5 meses do calendário spin.

Voltemos ao dia de hoje....

Spin favelado ou: Da origem do nome favela e favelas do Rio de Janeiro





Spin favelado ou: Da origem do nome favela e favelas do Rio de Janeiro
Dias atrás a amiga @Amoraiza, na comunidade GGN, me perguntou se spin teria a ver com espinho.
Ao respondê-la - aliás, responder não é meu forte, tenho que me consertar nessa arena - reletei que peguei no flagra um hippie fazendo uso da palavra spin; que, no ponto de espera do ônibus,  ele disse ao amigo tatuado:  mano, minha mulher é spin!
Ele estava dizendo para o amigo que não poderia cair na balada porque sua mulher poderia espinhá-lo, lhe enfiar espinhos.

Ai me lembrei que há quem faça a relação entre spin e espinho, chaga, etc, embora não goste desta associação,....mas, volta e meia, ela vem à tona, como neste video onde, bem no início, dá prá ver essa associação: espinho de favela....
Ainda sobre o papo presenciado: achei-o estranho porque na verdade eu estava testemunho o uso, pelo povo da favela, de um  nome que eu havia divulgado milhões de vezes na seção Opinião do Leitor, de um jornal com inserção nas favelas de Goiânia, o Diário da |Manhã...
E agora vejo, mais uma vez, a relação entre favela e espinho o que, para muita gente, tem algo a ver com spin...não sei...
Espinho de favela espinho da fava de uma árvore chamada favela, que veio a denominar o nome às favelas, onde mora a mulher spin....

Mais sobre o nome favela, por Alma Carioca:

Origem do nome favela
A origem do nome favela vem da Guerra de Canudos. O povoado de Canudos, que desafiou o governo federal, foi construído perto de um morro chamado Favela, que era o nome de uma planta da região.
Após a guerra em 1897, alguns que voltaram à cidade do Rio de Janeiro deixaram de receber o soldo. Sem condições financeiras, eles se instalaram no Morro da Providência em barracos provisórios. Esse local recebeu então o nome Morro da Favela. A partir da década de 20, as habitações de barracos que se erguiam sobre os morros do Rio de Janeiro passarem a ser designadas favelas.
Favelas do Rio de Janeiro

O começo das favelas no Rio de Janeiro está relacionado ao fim da escravidão no século 19, quando uma parte dos escravos libertos se deslocou para a capital federal para se fixar informalmente em lugares sem infra-estrutura. 
No século 20 e 21 a pobreza, déficit habitacional e migrações de regiões rurais e do nordeste ampliou a quantidade de favelas.

As favelas do Rio de Janeiro são as mais famosas, em parte porque algumas delas se encontram em morros dentro de áreas nobres da cidade na zona sul contrastando com habitações de luxo. Enquanto na maioria da grandes cidades do mundo ricos e pobres habitam regiões separadas, no Rio de Janeiro há essa mistura com favelas dentro de regiões nobres.
Costuma-se atribuir à Rocinha, no bairro carioca de São Conrado, o título de maior favela da América Latina, e algumas vezes do mundo. Essa informação é incorreta. A capital da Venezuela Caracas, por exemplo, tem a favela de Petare que é em torno de três vezes maior que a Rocinha.

https://www.almacarioca.com.br/hist06.htm


Post relacionado

Sobre oprimidos que se aliam ao opressor




Nenhum comentário: